«Pedro Sousa Vieira» in AA.VV, Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão: Roteiro da Colecção (p. 274). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004. ISBN: 972-635-155-3
Pedro Sousa Vieira nasceu no Porto em 1963. Licenciou-se em Pintura na Escola Superior de Belas-Artes do Porto, em 1989. Vive e trabalha em Braga. Pedro Sousa Vieira iniciou a actividade artística na segunda metade dos anos 80. Depois de realizar a sua primeira mostra individual na Galeria E.G. (Porto, 1986), expondo trabalhos em pintura, apresenta na Galeria Módulo de Lisboa, em 1988, obras que assentavam na exploração da tridimensionalidade. Tratava-se de um conjunto de 25 peças formado por caixas, objectos e quadros de diferentes formas e dimensões, cujo sentido de realização vinha evidenciar, quer o dinamismo expansivo inerente ao exercício da colagem e da assemblage, quer o interesse do artista em desencadear planos de leitura metafórica através da combinação de materiais diversos (ceras, papéis) e deslocamento de imagens e objectos apropriados do mundo real. Nesta exposição também adquiria especial relevância o carácter singular da montagem e da instalação das obras no espaço: as peças estavam dispostas em zonas isoladas, eram visíveis somente a partir de pequenos orifícios, de um modo que vinha intensificar a existência de uma relação mais privada com o espectador e a disposição encenada de cada objecto, sem margens para o comum exercício dos pontos de vista.
No princípio da década de noventa teria lugar uma nova orientação na produção artística do autor, com o início de um ciclo dedicado ao desenho. Esta prática viria a ter visibilidade na mostra Desenhos 1992/1993 na Galeria Alda Cortez, em 1994, com a apresentação de 40 trabalhos realizados a carvão sobre papel. Eram desenhos onde pontualmente se podiam pressentir certos traços de figuras humanas e animais, sem que contudo a presença dessas formas ligadas a um universo referencial demasiado circunscrito ao figurativo adquirisse particular significado. Isso mesmo se constata através do grupo de 12 desenhos que integram a colecção do CAM, série de trabalhos onde também se condensa em linhas gerais a qualidade de registo que veio a caracterizar a prática de desenho do autor: o apelo a uma gestualidade de movimentos rápidos e a dimensão intuitiva do processo de realização, que tem a particularidade de cobrir por inteiro as duas faces brancas da folha de papel A4 e não renunciar às marcas deixadas pelo manuseamento da grafite.
Nos últimos anos, paralelamente à exibição de séries de desenho antigas e recentes em exposições individuais e colectivas, Sousa Vieira apresentou trabalhos realizados em outros suportes. Nomeadamente, obras escultóricas na Galeria Alda Cortez (1996), peças a óleo sobre papel na mostra intitulada O Nariz e o Conteúdo na Galeria Canvas em 1999, e ainda trabalhos fotográficos, que foram expostos por ocasião da exposição Enquanto os Guardas Dormem no Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, em 1997, e na mostra Fotografias, que teve lugar mais recentemente na Galeria Graça Brandão.