Mendes, Paulo & Jürgens, Sandra Vieira (eds.) (2013). Collecting Collections and Concepts. Guimarães: Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura. ISBN: 978-989-985-054-5. Prémio “Silver Award” - European Design Awards (ED-Awards), 2014.
O livro reúne textos de mais uma dezena de autores, nacionais e internacionais, sobre a ideia de colecção e sobre temáticas associadas aos conceitos referenciados no título do projecto _ collecting _ collections _ concepts.
Abstract: Expor arte é antes de tudo um ato político. É uma prática que envolve valores, uma ação que é também um statement, a afirmação de uma postura autoral baseada em determinadas opções. É essa capacidade de posicionamento que acrescenta sentidos e discursos às obras de arte e à sua reunião. Comissariada por Paulo Mendes, Collecting collections and concepts, uma viagem iconoclasta por coleções de coisas em forma de assim é uma homenagem a Alexandre O’Neill (representado na exposição com um retrato de Fernando Lemos) mas também uma declaração de intenções. Esta proposta concreta partiu da ideia de coleção, procurando ativar uma reflexão sobre o ato e as formas de colecionar que abarcam a produção artística e a própria prática curatorial, reunindo para isso uma seleção de trabalhos de algumas das melhores coleções institucionais de arte contemporânea e obras relacionadas ou especificamente concebidas sobre o tema. O que significa organizar exposições e constituir coleções, sendo que uma exposição é também uma coleção temporária de objetos? Que possibilidades artísticas e curatoriais uma viagem iconoclasta oferece?
Jürgens, Sandra Vieira (2013). «Arte Trabalho Museus Fábricas. Construir uma memória crítica de uma época» in Collecting Collections and Concepts, uma viagem iconoclasta por colecções de coisas em forma de assim (pp. 76-84). Guimarães: Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura.