Promovida pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e com curadoria-geral de Sandra Vieira Jürgens, a BF20 congrega na presente edição três exposições.
A exposição dos trabalhos selecionados para o Prémio, decorre no espaço do Celeiro da Patriarcal, entre 16 de abril e 16 de maio. Os artistas nomeados foram: Ana Janeiro, Beatriz Banha, Daniela Ângelo, Elisa Azevedo, Frederico Brízida, Hugo Almeida Pinho, Humberto Brito, Stefano Martini e Teresa Huertas. A partir da exposição dos projetos dos artistas nomeados, o Júri de Premiação delibera o vencedor do concurso.
O Júri de Nomeação foi constituído por Bruno Humberto, Catarina Botelho, Filipa Valladares e Paulo Mendes. O Júri de Premiação será constituído por António Pinto Ribeiro, Emília Tavares, Liliana Coutinho, Raquel Henriques da Silva e Tobi Maier.
Paralelamente à mostra da Patriarcal, a BF20 contempla um programa curatorial de duas exposições. A partir de 8 maio e até 26 de setembro, no Museu Municipal, em Deambulação e Itinerância explora-se o caráter processual e performativo da fotografia, centrando-se na interseção entre os atos de caminhar, observar e fotografar, com a apresentação de trabalhos de Alexandre Delmar, Carlos Lobo, Luiza Baldan e Xavier Paes.
Já na Fábrica das Palavras, a partir de 18 de setembro e até 21 de novembro, em FotoUtopia: Construções Imaginárias, apresenta-se uma combinação verdadeiramente dinâmica de projetos representativos da diversidade e vitalidade da fotografia contemporânea, mediante a presença de trabalhos recentes de quatro artistas – Ana Linhares, Estefanía Landesmann, Pedro Valdez Cardoso e São Trindade – que exploram o campo da fotografia, encarando-o como meio conceptual e de experimentação, de indagação e reavaliação criativa sobre os temas e processos de produzir imagens na atualidade.